Um setor responsável pelas compras e contratações de prestação de serviços nos órgãos públicos depara-se com múltiplos problemas, tanto técnicos quanto legais, que necessitam ser equacionados dentro da forma correta, eficiente e eficaz.
Este SOFTWARE foi elaborado de forma técnica e didática para atender as normas específicas desta área e oferecer ao ordenador de despesas os meios necessários para um acompanhamento em tempo real.
Cada compra ou contratação de prestação de serviços origina um processo e, tem como ponto de partida, a requisição encaminhada pelo Setor solicitante;
Após cotação prévia de preços no mercado do item ou itens requisitados, a competente verificação junto ao Setores de Contabilidade e de Finanças, da disponibilidade orçamentária e financeira para acobertar a despesa solicitada, os dados da requisição são digitados no SICOL;
De posse dos dados requisitados, com seus preços estimados, o somatório indicará a modalidade licitatória a ser empregada no respectivo processo;
Quando se tratar de dispensa ou inexigibilidade dar-se-á forma ao processo nos termos da legislação específica;
O Sicol, possui ferramenta para controle de gastos dentro dos limites de dispensa de licitação.
Quando se tratar das modalidades de convite, tomada de preços ou concorrência, o SICOL está preparado para, com base na requisição, emitir o Edital, seus anexos, seu aviso, atas de recebimento de documentação e propostas, ata de julgamento, ocorrências, mapas de apuração, termos de homologação e adjudicação, além de possibilitar a digitação do parecer jurídico;
O SICOL controla a tabela de limites de valores para cada modalidade, e informa o usuário antes do término da apuração do resultado da licitação, quanto este limite for ultrapassado.
Apurado o resultado e, homologado e adjudicado o processo, o SICOL emite autorização de fornecimento e / ou ordem de serviço, para também controlar saldos de estoques e/ou medições;
O SICOL está preparado para atender o preenchimento de todos os anexos das Instruções Normativas do Tribunal de Contas de Minas Gerais e de outros Órgãos de Controle.
Para a efetivação de uma compra ou contratação, o SICOL emite solicitação de empenho ao Setor de Contabilidade, informando a dotação orçamentária, valor, data do empenho e seu vencimento, histórico da despesa, dados do fornecedor, modalidade e nº do processo;
O SICOL emite relatórios de: Cadastro de Fornecedores; Rol de Licitantes; Certificado de Registro Cadastral; Cadastro de Preços e Serviços; Relatórios de Controle ( por modalidade, por fornecedor e por período).
O SICOL usa plataforma Windows, se ligado em rede, pode ser utilizado por múltiplos usuários;
O SICOL é de fácil operacionalização, controle e auto-explicativo;
O SICOL está preparado para receber, técnica e legalmente, outras formalidades do órgão que o estiver utilizando, para atender e/ou se adequar às peculiaridades locais;
O SICOL contribuirá, significativamente, com os servidores que executam as tarefas relativas aos procedimentos de compras, contratações, prestações de serviços, serviços de obras e engenharia;
Utilizando o SICOL o Ordenador de Despesas terá meios de acompanhar, integralmente, todos os atos e ações praticados nas compras, contratações e serviços de obras e engenharia, seja através de monitoramento ou pela conferência da emissão de relatórios.
O SICOL, além de todas as facilidades já descritas, é de fácil instalação e atualização seja pelo próprio sistema ou aqui mesmo pelo site.